Camisa do Cruzeiro 2024: Origem, preços e curiosidades!


A vitoriosa camisa do Cruzeiro é reconhecida em todo o Brasil. Conheça a história da camisa, curiosidades, pesquisa de preços e mais!

O azulão Belo Horizontino criado em 1921 como Società Sportiva Palestra Italia, ainda está na ativa e continua construindo seu legado da melhor forma.

Conheça aqui sua história, suas maiores conquistas e saiba tudo o que um palestrino deve saber sobre seu time do coração.

O início

Ao ser fundado em 1921 pelos Desportistas da Colônia Italiana de Belo Horizonte, já acumula diversos títulos em seus 100 anos de história.

Entre seus títulos conquistados estão:

  • Copa Libertadores. 1976.
  • Supercopa. 1991.
  • Supercopa. 1992.
  • Copa Ouro. 1995.
  • Copa Master da Supercopa. 1995.
  • Copa Libertadores. 1997.
  • Recopa Sul-Americana. 1998.

Uniformes históricos

Nos seus históricos 100 anos de existência, uniformes marcantes não faltam. Junto da evolução do futebol, vem a evolução constante dos uniformes.

No ano inicial, seu uniforme não era nada semelhante ao atual. Era todo ver com o escudo no peito. Foi assim que estreou no dia 3 de abril no estádio Prado Mineiro.

O escudo do time mudou ano a ano no uniforme de manga comprida, diferentemente do escudo registrado no estatuto. Mas nos demais detalhes, ambos os uniformes sempre foram semelhantes. A foto abaixo é um modelo ilustrativo da primeira camisa.

Em 1940 houve uma modificação significativa no uniforme. O escudo passou para o centro da camisa e faixas largas em verde e vermelho compunham sua totalidade. A gola e os punhos são brancos neste ano.
Em 1942 o time mudou para Palestra Mineiro, Mas seguiu usando o uniforme palestrino até janeiro de 1943.

No início de 1943 é aprovado o nome Cruzeiro. Com o nome modificado, surge o primeiro uniforme azul do clube, com linhas horizontais acompanhando a gola e o escudo era composto de um círculo e em seu centro a Constelação do Cruzeiro do Sul. Em 1945 surge a camisa toda azul com laços na gola.

camisa oficial do Cruzeiro

Em 1950, o clube lança a camisa azul com gola branca mas, pela falta de iluminação nos estádios, lançaram uma versão branca com as mangas e gola em azul, para ser usada nos jogos que ocorreriam à noite.

Em 1984 temos o primeiro uniforme com logo de patrocinador, que na ocasião era a Topper. Em 1989, o primeiro uniforme com patrocinador internacional, Coca-cola.

A Coca-Cola estampou o uniforme do clube até 1992. Em 1997 quem inicia seu patrocínio no Cruzeiro é a marca EnergilC.

Em 2003 o clube trouxe em definitivo o escudo no lugar das estrelas soltas, trazendo mais personalidade pro uniforme. Com algumas variações, em 2012 voltamos a ter apenas a constelação no lugar do escudo, se mantendo até hoje.

Curiosidades sobre o clube

  • O time teve que mudar o nome de Palestra Itália por imposição de Getúlio Vargas, que proibia qualquer exaltação brasileira à Alemanha, Itália ou Japão, inimigos do Brasil na Segunda Guerra Mundial;
  • O novo nome faz referência ao Cruzeiro do Sul, constelação representada na bandeira do Brasil;
  • Até 1925, só poderiam jogar no time pessoas com ascendência italiana;
  • Em 1928, o jogador Ninão entrou para a história ao marcar 10 gols em uma única partida;
  • Cruzeiro foi um dos últimos times a ganhar um hino oficial;
  • Em 2003, além de conquistar o título brasileiro, a Raposa também levou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil. Esse foi o ano da “tríplice coroa”;
  • Junto do Grêmio, o Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil, tendo 5 títulos.

Grandes jogadores do time

Ao longo dos seus 100 anos, o Cruzeiro revelou grandes nomes para o mundo, tendo gigantes vestindo sua camisa.
Começando pelos ícones Dirceu Lopes (conhecido como Príncipe) e Tostão, ambos jogaram juntos na categoria juvenil. No Cruzeiro, cada um fez sua história, Tostão fez 245 gols e Dirceu marcou 223 com a camisa do azulão.

Menos falados mas de grande importância, temos o lateral Pedro Paulo e o ponta Natal, ambos com 21 anos na época da conquista da Taça Brasil.

Joãozinho, Eduardo Amorim, Roberto Batata e Palhinha foram os jovens que ajudaram a trazer o primeiro título continental para o clube, a Libertadores de 1976.

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

por @dicaspravce, em out/2021

Veja Também

Camisas em Oferta

VOLTAR AO TOPO ↑