Camisa do Vasco 2024: História, preços, Curiosidades e mais!
A camisa do Vasco é reconhecida em todo o Brasil. Conheça a história, curiosidades sobre o clube e pesquisa de preços!
Existem milhares de vascaínos pelo Brasil que carregam o time consigo em todas as ocasiões, então esse texto é pra eles! Já sabe né? Como de costume, pegue sua bebida favorita, um lanchinho e boa leitura!
Como muitos outros times brasileiros, o Vasco foi fundado como um clube de remo em 1898, por um grupo de portugueses imigrantes e luso-descendentes. O clube só se adentrou no mundo do futebol em 1913.
O primeiro uniforme do time foi decidido em 6 de setembro, decidido por unanimidade entre os integrantes da diretoria do clube. A descrição do uniforme que consta nas atas da reunião é a seguinte:
- Um boné preto com “pompom” branco e preto;
- Camisa preta com gola e faixa larga branca(no peito metade sobre o branco e metade sobre o preto, a Cruz de Malta)
- O cinto seria branco;
- Calção de “casimira preta”;
- Meias pretas;
- Sapatos brancos(mas o uso dos sapatos e meias só era obrigatório em ocasião de regatas).
Para os primeiros treinos da equipe de futebol, o Vasco utilizava um campo na antiga Praia do Russel, localizada bem em frente ao Hotel Glória. Em 25 de fevereiro o time realizou seu primeiro amistoso, no qual perdeu por 8×0.
O Vasco teve sua estreia no campeonato carioca em 1916, em General Severiano. Nesta ocasião, o time vascaíno perdeu por 10×1.
Primeiros uniformes no futebol
A primeira camisa do Vasco no futebol era toda preta com gola e mangas brancos, não havia faixa na diagonal e a cruz vermelha, que antes tinha sido adicionada no meio do peito, passa a ocupar o lado do coração.
Em 1937, o clube voltou a adotar a faixa diagonal branca, saindo do ombro esquerdo e a cruz em cima desta linha, na altura do coração.
Até o ano de 1988, não foram feitas mudanças significativas nos uniformes do clube, mas neste mesmo ano retiraram a faixa branca nas costas, deixando apenas o nome e número do jogador.
Ao decorrer dos anos, poucas alterações foram feitas nos uniformes oficiais. Em 2009, o uniforme I passou a ser branco com sistema preta diagonal, e detalhes pretos nas laterais.
Novamente, não tivemos grandes alterações nos uniformes, apenas pequenos detalhes nas mangas, golas e pequenos detalhes.
O uniforme lançado para a temporada de 2021/22, é preto com o escudo do time no peito e o logo do patrocinador no lado oposto. A camisa possui formas geométricas no seu todo.
Curiosidades do clube
Curiosidade sobre este grande clube é o que não falta, mas abaixo listamos as que nenhum vascaíno pode deixar de saber.
- As cores do time: o preto representa o desconhecido dos mares por onde as navegações portuguesas passavam; o branco representa a luminosa e vitoriosa rota que as mesmas concluíram.
- Primeiro campeonato carioca: na estreia do time no campeonato carioca, no qual perderam de 10×1, o único gol vascaíno foi marcado pelo português Adão Antônio Brandão;
- Inclusão no futebol: o maior princípio do time era a inclusão no esporte. Aceitavam mulatos, negros, comerciantes, etc., ação que poucos times tinham na época.
- Remuneração: o Vasco foi um dos primeiros a pagar um salário aos seus jogadores, assim tinham pessoas de baixa renda na equipe.
- Primeira sacada de marketing: o Vasco teve a primeira grande jogada de marketing do futebol. Em 1925, produtores de vinho do gaúchos pretendiam entrar no mercado carioca para derrotar os importados. Como a maioria dos portugueses(maiores consumidores da bebida), eram vascaínos, os produtores resolveram bancar a contratação e o salário do atacante gaúcho Luiz Carvalho. Deu bom. O jogador foi um sucesso em campo e teve sua imagem associada aos vinhos do Rio Grande do Sul.
por @dicaspravce, em nov/2021