Camisa do Corinthians 2024: Preços, curiosidades e mais!


Tudo sobre a camisa do Corinthians: Conheça a história do timão, curiosidades sobre o uniforme e pesquisa de preços!

Sport Club Corinthians Paulista, ou simplesmente Corinthians como é popularmente conhecido, é um dos times mais populares de São Paulo.

Neste texto, vamos trazer as curiosidades, os uniformes usados ao decorrer do tempo, história e muito mais! Fique até o final e conheça ainda mais este grande time!

Primórdios do time

O timão dos paulistas foi fundado em 1 de setembro de 1910, criado por um grupo de operários do bairro Bom Retiro. O nome do time foi inspirado no time estrangeiro Corinthian FC.

O time londrino excursionou pelo Brasil na época, era chamado pela imprensa brasileira de que excursionou pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthian’s team.

Sua torcida tem, em média, 30 milhões de integrantes espalhados pelo Brasil(e pelo mundo!), sendo a segunda maior torcida em escala nacional.

Uniformes históricos

A primeira ideia de uniforme era: camisa bege e calção preto. Mas, por uma dificuldade de encontrar calções pretos, foram substituídos pela cor branca.

Quando o time faz sua entrada no Futebol Oficial, as maiores mudanças ao decorrer dos anos são feitas no brasão do time. Em 1913 a camisa consistia em mangas e gola na cor preta e o restante em branco.
A partir de 1919 muda o brasão e a camisa perde a gola e a manga em preto.

Em 1939 é apresentado o uniforme com o escudo que conhecemos atualmente, com a âncora e os remos. Neste período, também temos de volta os detalhes em preto na manga e volta a gola.

Em 1949, ocorreu uma tragédia no mundo do futebol. O time Torino sofreu um acidente aéreo na região de Turim (Itália), no qual todo o time veio a óbito. Por conta deste ocorrido, o Corinthians disputou um amistoso vestindo uma camisa cor Grená.

Apenas em 1982 o timão se apresentou com um uniforme no qual foi estampado um patrocínio. Quem teve a honra de estampar sua logo no uniforme foi a Topper.

Para homenagear os 25 anos do Jubileu de Prata, em 2002 o time recria o uniforme usado contra o Ponte Preta em 1977, mas na cor prata.

No ano Centenário, o clube produziu uma camisa toda em preto com uma cruz roxa no centro, em homenagem à São Jorge, padroeiro do time.

Em 2011, se iniciam os uniformes mais modernos. Sob patrocínio da Neo Química, o time lança o uniforme 1 na cor branca, o 2 na cor preta e o 3 na cor grená, com o detalhe do São Jorge no ombro.

O uniforme de 2017 foi inspirado na década de 70, tendo a cor branca como predominante e uma sutil linha preta na vertical, bem ao meio da camisa.

Chegando mais próximo dos nossos dias, o uniforme lançado para uso na temporada de 2018/2019 teve duas opções. A primeira totalmente branca (representando a democracia Corinthiana dos anos 80) e a segunda com uma mescla de preto e cinza.

Para a temporada de 2021/2022, o time lançou como uniforme principal, uma camisa predominantemente branca com traços em preto, inspirada na “quebra de barreiras”. Seu uniforme alternativo, vem no mesmo estilo, mas com cor predominante roxa.

Curiosidades sobre o time

Que o Corinthians tem diversos admiradores espalhados pelo mundo, isso não é novidade. Mas você sabe as curiosidades sobre este time?

Abaixo você confere as curiosidades que todo torcedor roxo deve saber.

Fundado por trabalhadores

O time foi fundado por um conjunto de trabalhadores humildes, seu primeiro presidente, por exemplo, era um simples alfaiate. Desta forma, não tinham grandes poderes aquisitivos para construir seu estádio para a disputa de amistosos. Por conta deste fato, os próprios jogadores do time ajudaram a construir o estádio onde o clube disputará seus jogos.

Primeiro escudo do time

Nos seus 4 anos iniciais, o time não tinha um escudo para estampar seus uniformes. O primeiro surgiu apenas em 1914.

Mascote do clube

O Mosqueteiro, famoso mascote do timão, surgiu após o jogo contra o time argentino, Barracas. Depois do amistoso foi publicada uma crônica no jornal A Gazeta do Povo, onde foi feita uma comparação entre a garra do time e os Três Mosqueteiros.

Lima, Peru

Durante uma excursão do time em Lima(1969), o time teve problemas com o desembarque do uniforme. Neste imprevisto, o time teve que usar um uniforme improvisado, listrado de amarelo e preto, gola vermelha e sem numeração.

Furto dos troféus

Neco, o primeiro ídolo do clube, em determinada ocasião invadiu a sede do Corinthians e levou troféus e demais pertences do time. Durante este período, o time estava com uma dívida na qual corria risco de ter seus pertences penhorados. Então, o “furto” foi por uma boa razão: deixar tudo em segurança.

Treinadores que mais comandaram o time

Entre todos os treinadores que já ficaram na linha de frente do clube, dois atuaram mais assiduamente.
O primeiro foi Oswaldo Brandão, estando no comando de 497 jogos do timão. Em seguida temos o grande Tite, que comandou 378 jogos.

Grandes nomes da história do time

Em todos os seus anos de existência, o Corinthians teve nomes marcantes em seu campo. O time também já revelou diversos jogadores de grande renome, entre eles estão:

  • Rivelino;
  • Wladimir;
  • Walter Casagrande;
  • Deco;
  • Fagner.
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

por @camisatime, em out/2021

Veja Também

Camisas em Oferta

VOLTAR AO TOPO ↑