Camisa do Grêmio 2024: História, pesquisa de preços e mais!


Saiba tudo sobre a camisa do Grêmio: História, conquistas, curiosidades, pesquisa de preços e muito mais. Confira!

Você conhece a história da camisa do Grêmio? Vem que a gente te conta! Este grande time brasileiro, no seu início, tinha um uniforme que não parece em nada com o que conhecemos atualmente.

Feito nas cores azul e vermelho, a camisa consistia em mangas compridas e uma faixa branca na cintura. Na parte inferior, bermudas e meias pretas. Ah, não esquecendo da gravata branca.

Ficou surpreso? Se ajeita na cadeira e nos acompanhe na leitura sobre o clube e a camisa do Grêmio!

O início do Imortal Tricolor

Time fundado em 15 de setembro de 1903 por Cândido Dias da Silva, resultado de uma bola que furou no meio da partida. Como assim?

Te explico! O paulista Cândido Dias da Silva, emprestou a bola que trazia consigo. Como Cândido não sabia sobre as regras do esporte, ele recebeu uma aulinha sobre as regras e lições de como se fundar um clube de futebol. Após alguns dias, 32 homens se reuniram no Salão Grau, na Rua 15 de Novembro (Rua José Montauri, atualmente) e fundaram o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

O time teve seu primeiro jogo em 6 de março de 1904, contra o FussBall Club Porto Alegre. Até 1936 o time jogou apenas como amadores, o profissionalismo que o faria se tornar gigante, chegou apenas em 1937.

Desde sua fundação, diversos uniformes foram criados. Fique até o final para conhecer mais sobre eles!

O início dos jogos profissionais e a camisa do Grêmio

No início da década de 1930 ocorreu uma onda de profissionalização do futebol, e o Rio Grande do Sul não ficou de fora.

A primeira camisa do Grêmio que se assemelhava ao que conhecemos hoje: era metade preto e metade azul escuro. Em 1908, o time seguiu com o mesmo uniforme, mas mudando o tom de azul, usando um tom mais claro.

A partir de 1912, o time decide mudar novamente seu uniforme, migrando para uma opção toda em azul celeste, escudo do time no lado direito, gola polo e cordas.

Em 1917, surge a mudança mais marcante no uniforme do time até então. Listras brancas são adicionadas à camiseta, iniciando a identidade visual que estamos mais habituados.

Desde essa época, a camisa do Grêmio foi ganhando variações, mas apenas em 1928 chegou em sua forma definitiva: listras na vertical em preto, branco e azul.

Pulando um pouco na história, chegamos nos anos 80. O Grêmio usa o logo dos patrocinadores nos uniformes desde 1987, quando foi assinado um acordo com a Coca-cola. Entretanto, o logo foi utilizado sem a cor vermelha, apenas em preto e branco.

camisa oficial do Grêmio

Este patrocínio durou até 1995, onde foi assinado um contrato com as Tintas Renner. Entre 95 e 96, foi usado o nome da marca nos uniformes, em 97 foi usado o nome de um produto, Ironcryl.

De 1998 até os anos 2000, o time estampou em seus mantos a marca General Motors, representada pelos veículos Corsa, Astra, Vectra, S-10, Celta e o Banco GM. Os patrocínios foram estampados na camisa do Grêmio da mesma forma que a Coca-cola, dentro de um retângulo preto.

Em 2001 foi feito um acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para estampar o logo do Banrisul em seus uniformes, inicialmente foi feito para pagar uma dívida com o banco. O contrato atual entre as duas partes termina no final de 2021.

Curiosidades da camisa do Grêmio

Como todo grande nome do futebol, o Grêmio tem algumas curiosidades bacanas mas que nem todo mundo conhece. Confira algumas:

  • A Coca-cola mudou sua cor para patrocinar o time: em 1987, quando a Coca-Cola foi a patrocinadora do Grêmio, a cor da sua logo foi alterada para preto e branco, por conta da rivalidade entre Grêmio e Internacional.
  • O time não pode usar uniformes de outras cores: nem mesmo o uniforme mais alternativo do time foge das cores preto, azul e branco. Isto ocorre por conta do Estatuto do Time, onde está previsto que o time não pode, em hipótese alguma, jogar com uniformes de outras cores.
  • Azul ou Havana? As cores iniciais do Grêmio eram Havana e Preto. Mas foram trocadas logo em seguida, pois o tecido da cor Havana estava muito escasso no comércio. Após, a mudança para o azul foi escolhida em unanimidade.

A camisa do Grêmio atualmente

Nos últimos anos os uniformes tiveram diversas variações, algumas adoradas pelo público, outras nem tanto. Mudanças no escudo, alterações nos tons de azul, camisas comemorativas. Entre tantas, a que perdura até hoje é a camisa do Grêmio clássica, listrada com as cores do tricolor.

Entre todos os lançamentos, nenhum foge da proposta do time e das marcas. O time, que é um dos mais conhecidos, segue se consagrando e honrando o título de imortal.

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

por @camisatime, em out/2021

Veja Também

Camisas em Oferta

VOLTAR AO TOPO ↑